Café: Aumenta risco de geada em áreas produtoras na próxima semana, alerta Climatempo

Publicado em 13/07/2017 16:08

Apesar de um aumento importante das temperaturas na região Sudeste do Brasil nesta semana, o clima deve voltar a ficar mais frio entre domingo (16) e segunda-feira (17) com aumento do risco de geadas em áreas produtoras de café diante de uma nova frente fria que passa primeiro ao Sul do país, com possibilidade de chuvas, e avança pelas regiões produtoras nos próximos dias, segundo alerta da Climatempo.

"A grande mudança e destaque para a próxima semana será o frio. A nova massa polar estará avançando sobre a faixa leste do Brasil, provocando o declínio acentuado das temperaturas mínimas em boa parte do centro-sul do país", disse em nota a empresa meteorológica.

Geadas neste momento seriam prejudiciais a colheita da safra 2017/18 que está em andamento, mas, principalmente, ao próximo ciclo produtivo uma vez que o café é uma planta perene. De acordo com levantamento da Safras & Mercado, a colheita estava em 56% até dia 11 de julho no Brasil. Levando em conta a estimativa da consultoria para a produção de café em 2017, de 51,1 milhões de sacas de 60 kg, é apontado que foram colhidas 28,86 milhões de sacas.

No início do mês, uma frente fria também chegou ao Sudeste do Brasil, com baixas consideráveis nas temperaturas do cinturão produtivo do grão. Diferente daquela vez, agora a massa polar é da forma continental e não marítima. "Essa nova massa polar é continental e o frio será intenso, elevando o risco para ocorrência de geadas em áreas de café e de cana-de- açúcar. O monitoramento dessa massa polar e do risco de geada vai continuar nos próximos dias", reportou a empresa.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined