Procafé: Frutos e grãos de café triângulo - quase desconhecidos da ciência

Publicado em 13/07/2017 09:47

Os frutos de café triangulo, que dão origem a grãos também diferenciados, ainda  não têm uma explicação cientifica para sua ocorrência.

O fruto de café é uma drupa que, normalmente, contem dois ovários ou lojas ou lóculos, os  quais dão origem a duas sementes ou grãos por fruto. Estes grãos, pelo formato das lojas, têm um lado quase plano e outro convexo e, na prática, são chamados de grãos chatos. Quando não ocorre fecundação em uma loja, o grão ao lado se desenvolve de forma arredondada, ocupando parte do espaço da loja vazia, dando origem ao grão moca. Este processo é bem conhecido, sofrendo influência da genética da planta e do ambiente, sendo, os grãos moca,  mais presentes em regiões quentes, em certas variedades e mais frequentes na ponta dos ramos produtivos.

Sobre os frutos e grãos triangulo, talvez por sua menor importância, por serem mais parecidos com os grãos chatos, pouco se conhece. As observações em campo, curiosamente, mostram que eles estão mais frequentes na parte média da planta de café. Acompanhamento e avaliações feitas, em diferentes materiais genéticos, mostram que, também, alguns materiais apresentam percentagem desses frutos/grãos um pouco maiores, no entanto, os percentuais encontrados nunca ultrapassam 5% dos grãos produzidos. Além disso, suspeita-se que haja, também, uma componente ambiental, que influa na formação de frutos/grãos triângulo.

Na planta, ao observar os frutos já maiores, especialmente os  verde granados ou maduros, pode-se ver, pelo formato angular dos mesmos, tratar-se de frutos que possuem 3 grãos no seu interior. A confirmação pode ser feita, desde o inicio, com o corte transversal do fruto, quando se pode ver as 3 lojas e os grãos internamente. Ao despolpar este fruto, saem as 3 sementes, envoltas em pergaminho.

Na classificação dos cafés por tipo, o grão triângulo é considerado anormal, sendo definido como - grão de formato triangular, que se desenvolveu  no fruto com três ou mais sementes. No entanto, na tabela de equivalência de defeitos, o grão triângulo não consta, ou seja, não é considerado defeito, que venha a depreciar o tipo do café. Do lado comercial, o grão triângulo, assim, tem menor importância. Apenas, pelo seu formato e tamanho menor, acaba sendo separado e vai compor os cafés de peneira mais baixa.

J.B. Matiello, S.R. Almeida e Iran B. Ferreira – Engs Agrs Fundação Procafé e J. Stockl -Produtor

Fonte: Procafé

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços