México quer mais do que triplicar produção de café em 15 anos

Publicado em 12/07/2017 17:30

MEDELLÍN (Reuters) - O México pretende mais do que triplicar sua produção anual de café nos próximos 15 anos graças a um programa de renovação das plantações, afirmou nesta quarta-feira o vice-ministro de Agricultura mexicano, Jorge Narvaez.

O país deverá colher 15 milhões de sacas de 60 kg dentro de 15 anos, bem acima das 3,8 milhões de sacas de 2017/18, disse Narvaez durante o Fórum Mundial de Produtores de Café, em Medellín, na Colômbia.

O impulso planejado para a produção deverá ser resultado de um programa financiado pelo governo e estabelecido em 2015, quando o México produziu 2,3 milhões de sacas de café.

Naquele ano, o país experimentou seu primeiro déficit, já que o consumo atingiu 2,7 milhões de sacas, disse a diretora de sustentabilidade e valor compartilhado para o México, Vera Espindola Rafael.

O programa, uma combinação de financiamento do governo com mecanismos de crédito, visa aumentar o rendimento médio dos cafezais no México para 15 sacas de 46 kg por hectare, ante de 3 a 5 sacas de 46kg por hectare atualmente, disse ela.

Em 2016, o governo mexicano investiu 70 milhões de dólares no programa, que procura aumentar a produtividade nas propriedades existentes, sem expansão de área, acrescentou ela.

(Por Marcy Nicholson)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oferta mais restrita faz café robusta fechar sessão desta 5ª feira (10) com ganho de mais de 2%
Mesmo diante incertezas e entraves logísticos, Brasil segue com crescimento nas exportações de café durante período do ano-safra
Café: Preocupação com a oferta impulsiona alta nas bolsas internacionais no início da tarde desta 5ª feira (10)
Mercado do café volta aos fundamentos e trabalhava com altas de mais de 4% na manhã desta 5ª feira (10)
Em março, exportação de café do Brasil recua em volume, mas sobe em receita
Após dia de volatilidade, preços do café encerram sessão desta 4ª feira (09) em lados opostos nas bolsas internacionais
undefined