CNA e APEX-Brasil debatem promoção comercial do café no exterior
A Comissão Nacional de Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) debateram a promoção comercial do café brasileiro no mercado internacional.
“Abriu-se uma possibilidade de parceria entre a CNA, as Federações estaduais e a Apex-Brasil. Isso pode abrir portas para que os cafeicultores brasileiros busquem preços e oportunidades melhores de negócios no exterior”, afirmou o presidente da Comissão, Breno Mesquita.
Uma das ações previstas pelas entidades é trazer investidores e compradores estrangeiros para a Semana Internacional do Café (SIC), que acontece entre os dias 25 a 27 de outubro, em Belo Horizonte.
“Que esse encontro possa promover a comercialização direta, sem intermediários, entre produtor e comprador. Esse tipo de negócio favorece os produtores de café, já que estes conseguem vender seus grãos a preços melhores”, disse Breno.
Cenário – De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil exportou mais de 2 milhões de sacas de café em maio, aproximadamente 10% a mais em relação ao mês de abril.