Café: Índices médios de ferrugem quase dobram em abril na Alta Mogiana, alerta Fundação Procafé

Publicado em 18/05/2017 12:27

Os índices médios de ferrugem quase que dobraram no mês de abril em áreas produtoras da Alta Mogiana. Saíram de 43,7% para 80,6%, uma alta de 36,9%. Outras doenças também foram registradas na região. Esses dados constam no Boletim de Avisos Fitossanitários da Fundação Procafé.

A ferrugem é uma das principais doenças do cafeeiro e causa queda das folhas, ressecamento dos ramos produtivos, além de afetar o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente, reduz o potencial produtivo da safra. A doença está associada à alta umidade, chuvas frequentes e ambientes sombreados.

"As precipitações de abril foram acima da média para a região, e a temperatura ficou abaixo da média. A região de Franca encontra-se com um armazenamento de 88,6 mm. Não há necessidade de irrigação para a região, já que as chuvas supriram as perdas normais de evapotranspiração, que ficaram na média de 81,0 mm", reportou a Procafé.

Para o manejo da doença, "recomenda-se monitoramento e, caso constatado, realizar pulverização com fungicida sistêmico curativo específico para esta doença".

Outras pragas e doenças também foram registradas na Alta Mogiana, de acordo com o Boletim de Avisos Fitossanitários da Fundação, como o bicho mineiro, que está em 6,2% de minas com larvas vivas, e os índices médios de grãos brocados estão em 5,5%. Os produtores devem ficar atentos ao período de carência no uso de defensivos entre a data de aplicação e a colheita do grão.

» Veja os dados na íntegra no Boletim

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined