Chuva de granizo atinge cidades produtoras de café no Sul de Minas Gerais
Importantes cidades produtoras de café foram atingidas por fortes chuvas na sexta-feira (5). De acordo com relatos de produtores ao Notícias Agrícolas, a cidade de Juruaia (MG) foi uma das mais afetadas, inclusive com reportes de granizo. A colheita já começou em algumas áreas produtoras do país e fica a preocupação com possíveis prejuízos na safra 2017/18.
Segundo o produtor e diretor-presidente da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), Fernando Barbosa, também houve relatos de chuva forte na região de São Pedro da União (MG), cidade próxima de Guaxupé.
A colheita do café arábica da safra 2017/18 já começou em algumas áreas produtoras do Brasil, ainda que não expressivamente. Os trabalhos devem ganhar mais ritmo nos próximos meses. Já há relatos de colheitas sendo realizadas no Sul de Minas Gerais, maior região produtora do grão no país, e Cerrado Mineiro. No cinturão produtivo de café conilon (robusta), a colheita também já começou.
Previsão do tempo para os próximos dias
De acordo com mapas climáticos, deve voltar a chover em quase todas as regiões produtoras de café entre os dias 14 a 20 de maio, o que pode acabar prejudicando os trabalhos de colheita do grão. Segundo a Climatempo, o acumulado de chuva pode chegar a 90 milímetros no Sul de Minas Gerais, 70 mm no Cerrado Mineiro, 42 mm na Mogiana, 34 mm na Zona da Mata e 145 mm no Oeste Paulista e Triângulo Mineiro.
Veja fotos da chuva de granizo:
Chuva de granizo em Juruaia (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Chuva de granizo em Juruaia (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Chuva de granizo em São Pedro da União (MG) - Foto: João Spineli Alves
Lavouras danificadas após chuva em Juruaia (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Lavouras danificadas após chuva em Juruaia (MG) - Foto: Reprodução/Redes Sociais