Café: Aumentam índices de ferrugem e bicho-mineiro na Alta Mogiana, aponta Procafé

Publicado em 18/04/2017 10:29

No mês de março, os índices de ferrugem do café e bicho mineiro aumentaram em lavouras da Alta Mogiana, importante região produtora de café de qualidade no país. No período, as chuvas ficaram abaixo da média e as temperaturas próximas da média na região. O panorama consta no Boletim de Avisos Fitossanitários da Fundação Procafé.

A incidência de bicho mineiro está em 4,4% de minas com larvas vivas, de acordo com a Procafé. Na ferrugem, os índices médios saltaram de 36,3% para 43,7% de folhas infectadas nos talhões verificados. "Considerando estes altos índices e condições favoráveis para a evolução da ferrugem, recomenda-se monitoramento, e caso constatado realizar pulverização com fungicida sistêmico curativo específico para esta doença.", disse a Fundação no boletim.

Também foram detectados índices médios de 2,5% de grãos brocados na Alta Mogiana.

A ferrugem é uma das principais doenças do cafeeiro e causa queda das folhas, ressecamento dos ramos produtivos, afeta o desenvolvimento dos botões florais e, consequentemente, reduz o potencial produtivo da safra. A doença está associada à alta umidade, chuvas frequentes e ambientes sombreados.

Já o bicho mineiro, é uma praga que faz com que as lavouras percam áreas consideráveis de folhas tornando-as mais fracas e compromete a produção na safra

No mês de março, as precipitações na região da Alta Mogiana ficaram abaixo da média e as temperaturas ficaram próximas da média. "A região de Franca encontra-se com um armazenamento de 61,8 mm e foi gerado um excedente hídrico na ordem de 44,7 mm. Não há necessidade de irrigação para a região, já que as chuvas supriram as perdas normais de evapotranspiração, que ficaram na média de 99,0 mm."

Veja mais:
» Café: Índices médios de ferrugem aumentam no Sul de Minas Gerais, alerta Procafé
» Café: Aumenta incidência de ferrugem e bicho mineiro em lavouras do Triângulo Mineiro, aponta Procafé

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços