Começa pesquisa anual de estoques privados de café

Publicado em 29/03/2017 12:17

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está dando início à pesquisa anual de estoques privados de café. A partir desta quarta-feira (29), indústrias, cooperativas, associações e armazenadores de todo o país começam a receber, por e-mail, os códigos de acesso para o Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). O preenchimento das informações, no entanto, só deverá ser feito entre os dias 3 e 14 de abril. 

A pesquisa vai mostrar o estoque final do produto da safra 2015/2016. Os dados contribuem com o planejamento governamental e na formulação de políticas de fomento à produção agrícola e de abastecimento.

Com a senha enviada por email, os depositários de café poderão responder a pesquisa de estoques privados do produto por meio eletrônico. Aqueles que não possuem acesso ao Sipesp receberão forrmulários pelos correio, para preenchimento pelo modo convencional e envio à Conab até 14 de abril,  pelo correio ou pelo e-mail estoque-privado@conab.gov.br. Os armazenadores de café que não receberem o formulário ou a senha para acesso ao Sipesp deve entrar em contato com a Conab até o dia 11 abril.

As informações deverão ter como data base os estoques de café do dia 31 de março de 2017 e não devem incluir o produto da nova safra nem os estoques públicos eventualmente armazenados. Os volumes devem ser informados separadamente por unidade armazenadora e por tipo - arábica ou conilon. Mesmo que os armazenadores não possuam estoques na data de referência, o formulário deve ser preenchido.

No levantamento de 2016, a Companhia apurou um volume total de mais de 13,5 milhões de sacas de café. O café do tipo arábica, predominante no estoque privado nacional, corresponde a 92% do total apurado, enquanto o estoque do conilon representa apenas 8% do estoque privado levantado, de acordo com os armazenadores que responderam aos formulários.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra