Vietnã está em alerta com a possibilidade de um novo El Niño afetar safra de café

Publicado em 06/03/2017 16:10

Parte do foco do mercado de café em relação ao clima está se virando agora para o Vietnã, país que é o maior produtor da variedade robusta no mundo, com o início iminente de uma estação chuvosa vista como crucial para determinar a safra vietnamita deste ano, após a seca no ano passado.

A comerciante I&M Smith disse em relatório que "será necessário para o Vietnã ter bom clima para apoiar uma produção maior" neste ano.

E isso em um momento em que "há especulações crescentes de um novo fenômeno El Niño possivelmente se desenvolvendo durante o segundo semestre deste ano". Esse padrão climático tende a causar secas em grande parte do Sudeste Asiático.

As previsões meteorológicas estão entrando em um momento delicado para o mercado vietnamita, com relatos de produtores atrasando as vendas, depois de uma maratona vista, incentivada por preços elevados, o que permitiu que as exportações do país em fevereiro aumentassem 9% – estimada em 130 mil toneladas (2,2 milhões de sacas de 60 kg).

"Há relatos de uma crescente resistência de preços no mercado interno no Vietnã para os estoques remanescentes de café robusta, já que os agricultores venderam seus cafés anteriormente por maior valor", disse a I&M Smith. 

Tradução: Jhonatas Simião

Fonte: Agrimoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços