Café: Produtores de Rondônia fecham parte da BR-364 em manifestação contra importação de conilon

Publicado em 21/02/2017 11:35 e atualizado em 21/02/2017 12:21

Produtores de café de Rondônia realizam nesta manhã de terça-feira (20) uma nova manifestação contra importação de café conilon (robusta) pelo Brasil. Eles fecharam parte da BR-364, próxima à cidade de Rolim de Moura (RO). O setor acredita que pode ser prejudicado caso a medida seja efetivada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), órgão do governo federal, na próxima reunião marcada para o dia 22 de fevereiro.

De acordo com cafeicultores rondonienses, a manifestação deve terminar por volta das 15h. O grupo também é formado por viveiristas, agrônomos e comerciantes de cafés da região Central e Cona da Mata rondoniense.

Produtores de café de Rondônia fecham parte da BR 364 nesta 3ª feira - Reprodução: Redes sociais

Na última sexta-feira (17), alguns produtores da região também bloquearam a mesma rodovia e usaram faixas com dizeres de contrários à importação. O ato durou algumas horas. Manifestações no fim de semana também ocorreram em cidades do Espírito Santo, maior estado produtor da variedade conilon no país.

Levando em conta o pedido do setor produtivo e a demanda da indústria, a proposta do governo é liberar a importação de um milhão de sacas, com distribuição mensal de 250 mil sacas de fevereiro a maio. Para isso, o café seria incluído na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), até o limite de um milhão de sacas, com alíquota de 2%. Acima desse limite, a alíquota de exportação, que hoje é de 10%, sobe para 35%.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços