Produtores fazem manifestações em ES e RO contra importação de café conilon

Publicado em 20/02/2017 13:26

Produtores de café conilon (robusta) realizaram manifestações pontuais durante o último final de semana em cidades dos estados do Espírito Santo e Rondônia, importantes estados produtores da variedade no país. O setor acredita que pode ser prejudicado caso a medida seja efetivada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), órgão do governo federal, na próxima reunião marcada para o dia 22 de fevereiro.

Levando em conta o pedido do setor produtivo e a demanda da indústria, a proposta do governo é liberar a importação de um milhão de sacas, com distribuição mensal de 250 mil sacas de fevereiro a maio. Para isso, o café seria incluído na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), até o limite de um milhão de sacas, com alíquota de 2%. Acima desse limite, a alíquota de exportação, que hoje é de 10%, sobe para 35%.

Na sexta-feira (17), produtores levaram faixas e bloquearam o acesso à BR 364, próxima à cidade Rolim de Moura (RO). O ato durou algumas horas.

Manifestação de produtores em Rolim de Moura (RO) - Reprodução: Redes sociais

No domingo (19), cafeicultores e autoridades fizeram manifestação pelas ruas de Rio Bananal (ES) com máquinas agrícolas e carros particulares.

Manifestação de produtores em Rio Bananal (ES) - Foto: Iago Miranda

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), inclusive, estabeleceu nesta segunda-feira (20) os requisitos fitossanitários para a importação do grão do Vietnã, maior produtor da variedade no mundo. Os grãos devem vir acompanhados de Certificado Fitossanintário emitido pela Organização Internacional de Proteção Fitossanitária do Vietnã (ONPF), com declaração adicional relacionada ao controle de pragas.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia
undefined