Café: Cooxupé prevê que Brasil terá dificuldades para atender demanda do mercado com safra menor e baixos estoques

Publicado em 09/02/2017 11:34

GUAXUPÉ (MG) - Diante da safra menor neste ano por conta da bienalidade negativa para a maioria das lavouras e com estoques baixos, a Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé), maior do mundo, prevê dificuldades para atender a demanda por café no Brasil nos próximos meses. A informação foi apresentada em coletiva de imprensa realizada na 16ª edição da Femagri (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) nesta quinta-feira (9).

Nas estimativas da Cooxupé, a safra deste ano do Brasil deve totalizar entre 45 e 48 milhões de sacas de 60 kg, uma quebra de cerca de 17% em relação a 2016. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima a safra 2017 do país entre 43,65 e 47,51 milhões de sacas do produto beneficiado, somadas as espécies arábica e conilon. De acordo com o levantamento, a previsão representa uma redução entre 15 e 7,5%, quando comparado com a produção de 51,37 milhões de sacas do ciclo anterior.

O consumo interno de café do Brasil é de cerca de 20 milhões de sacas e o Brasil exportou no ano passado pouco mais de 30 milhões de sacas.

"O mercado tem uma demanda superior a isso", disse o superintendente comercial da Cooxupé, Lúcio Dias, em referência ao volume apurado de colheita nesta safra e levando em conta o consumo interno e a exportação. O país poderia utilizar estoques para suprir esse déficit, mas eles estão no fim. "Vamos chegar praticamente sem estoques no início da safra e o governo também pouco produto em seus armazéns mesmo realizando os leilões. Isso deve gerar uma dificuldade para suprir a demanda, com o risco não atender tradicionais compradores", explica o executivo.

A Cooxupé tem atualmente 3,8 milhões de sacas em seus estoques e apenas 1,3 milhão não está comprometido.

Se a previsão da cooperativa se confirmar, será necessário encontrar alternativas para atender o mercado. "O café arábica brasileiro é um dos mais baratos do mundo, se essa dificuldade acontecer vamos diminuir as exportações e atender a demanda interna", pondera.

Femagri 2017

Com o tema "Eficiência aumentando a rentabilidade e qualidade de vida", a feira espera receber 35 mil visitantes compradores, a maioria produtores de pequeno porte que sobrevive exclusivamente da agricultura familiar. A geração de negócios deve ser maior em relação ao evento do ano passado, quando o volume de negócios alcançou mais de R$ 120 milhões.

Serviço
Data: 08 a 10 de fevereiro de 2017
Horário: das 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy, Guaxupé/MG

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras
undefined