Safra de café robusta está comprometida no Espírito Santo

Publicado em 02/02/2017 09:07

A volta das chuvas, principalmente entre a metade de novembro e início de dezembro, contribuiu com a fase de enfolhamento das plantas de café na região de São Gabriel da Palha (ES). É o que afirma o engenheiro agrônomo do INCAPER (Instituto Capixaba de pesquisa, assistência técnica e extensão rural) da cidade, João Luís Perinni. “As folhas estavam secando, não tinha brotação. Se o tempo permanecer bom, teremos uma florada satisfatória entre agosto e setembro de 2017. A safra, no entanto, já está comprometida”, afirma.

Entre fevereiro de 2014 até novembro de 2016 houve um período de estiagem que influenciou negativamente as plantações na região. “De 40% a 60% das lavouras terão que ser renovadas. A cidade era a maior produtora de café robusta do Brasil, porém, por conta desses acontecimentos, estamos hoje entre a 13ª e 16ª colocação”, diz o engenheiro agrônomo.

Com o cenário nada favorável, muitos produtores estão trocando o município pelo Paraná, Bahia e Mato Grosso. “Estamos muito desanimados com a situação. O produtor está endividado e o problema só aumenta. Se a região continuar com temperaturas altas, 2017 pode começar desesperador”, diz João. “Nossa esperança são os meses de janeiro, fevereiro e março, que costumam ter um volume maior de chuva”, finaliza.

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Camila Ramos, a primeira quinzena de fevereiro mostra uma tendência de chuvas acontecendo com mais regularidade sobre o Espírito Santo. Já, na segunda quinzena  o ar seco volta a predominar com chuvas mais irregulares sobre o estado. 

O mapa abaixo mostra o volume de chuva estimado para a Região Sudeste nos próximos cinco dias. No Espírito Santo, algumas localidades podem acumular mais de 100 milímetros de chuva, neste período.

Chuva acumulada em áreas de café 02/02 até 06/02 – Fonte: Climatempo

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços