El Niño atinge produção de café no Vietnã em 2016; exportações seguem altas sustentadas pelos estoques

Publicado em 23/01/2017 10:29
Envelhecimento das plantações, inundações e secas: Mistura nada ideal para o segundo maior exportador de café do mundo

As exportações de café do Vietnã provavelmente serão atingidas devido às mudanças no clima, com previsão de queda na produção de até 20%.

A Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa) disse que a produção de café atingirá 1,3 milhão de toneladas (21,67 milhões de sacas de 60 kg) na temporada 2016/17 (desde o início de outubro de 2015 até o final de setembro de 2016), após o pior El Niño nos últimos 20 anos no país.

Outubro é tradicionalmente o mês de início da colheita de café no Vietnã, mas muitas plantações na província de Highlands Central de Dak Lak, um dos maiores cinturões produtivos do país, ainda estão em flor devido à falta de água.

De acordo com estatísticas incompletas de Vicofa, 115 mil hectares de café, o equivalente a quase um quinto das plantações totais do Vietnã, foram danificados pela escassez de água.

As chuvas e inundações que atingiram Highlands Central em novembro também dificultaram a colheita e secagem dos grãos.

Além do clima, os agricultores também têm podado suas plantações de café para dar espaço a outras lavouras industriais, e uma grande área de café está entrando em um período de "envelhecimento" com produção reduzida.

Para aumentar o valor das exportações de café, a Vicofa pediu às empresas que entrem na indústria de beneficiamento, em vez de se concentrarem na exportação de matérias-primas.

A associação estabeleceu como meta aumentar a proporção de exportações processadas de café para 30% do total até 2020 de uma taxa atual de 10%.

Dados da Vicofa revelaram que as exportações de café do Vietnã subiram 34,8% em relação ao ano anterior para 1,75 milhão de toneladas (29,17 milhões de sacas) durante a temporada 2015/16.

O valor de exportação também subiu 17,2%, totalizando US$ 3,16 bilhões.

No entanto, esse crescimento tem sido atribuído a um grande estoque de cerca de 300 mil toneladas (5 milhões de sacas) da safra anterior.

Tradução: Jhonatas Simião

Fonte: VnExpress

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra