Café: Indicador do arábica reage e volta a superar o do robusta
O ano começa com forte reação dos valores do café arábica, que voltam a superar os preços do robusta. A alta nos preços do arábica está atrelada à baixa oferta de robusta no mercado interno e aos estoques justos. Nessa terça-feira, 10, o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 509,37/saca de 60 kg, expressivo aumento de 7,8% em relação ao fechamento da terça anterior.
O Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 peneira 13 acima (a retirar no Espírito Santo), por sua vez, fechou a R$ 499,57/saca de 60 kg na terça-feira, alta de 1,57% em relação à terça anterior. Conforme pesquisadores do Cepea, essa retomada das altas do arábica elevou um pouco a liquidez no mercado.
Contudo, os atuais patamares de preços ainda não agradam boa parte dos vendedores, principalmente os de cafés mais finos. Quanto ao robusta, as elevações refletem principalmente a baixa oferta e a retração de vendedores, que estão à espera de preços maiores para negociar.