Aumenta o consumo de café e a procura por cafeterias no México

Publicado em 28/12/2016 11:25

O café é sem dúvida uma das bebidas mais consumidas no mundo. 67 em cada 100 mexicanos consomem o grão e 48,9% tem o hábito consumir a bebida em cafeterias, segundo uma pesquisa do Gabinete de Comunicação Estratégica (GCE).

A ideia de beber um café é pretexto para muitas coisas. Enquanto 81,6% das pessoas disseram ser a chave para se envolver numa conversa, 66,8% dizem que a bebida é perfeita para ficar acordado.

A bebida também é boa para a digestão, segundo 43,5% das 600 pessoas entrevistadas por telefone em suas casas em todo o México pela GCE.

O consumo de café aumenta lentamente no México. Em 2014, 66,2% dos mexicanos consumiam o grão, agora são 67%. As mulheres bebem mais café que os homens no país.

Os mexicanos consomem diferentes tipos de café, mas algumas marcas se destacam no gosto popular. Em 2014, a marca preferida no mercado do México era a Nescafe (com Dolca, Clássico e outros) e em 2016, embora tenha apresentado queda, a empresa ainda lidera com 61,2% de preferência das pessoas.

Dois anos atrás, o Café Legal agradava 4,9% dos mexicanos e agora tem 4% do gosto das pessoas. O café artesanal ganhou espaço, saiu de 4,9% na última pesquisa para 5,1% neste ano e apareceu entre os primeiros lugares de importação, que capta 5% das compras.

Neste ano, as pessoas também mencionaram o café colombiano (3%), Gold (2%), Portales (2,2%), Cereais (2%), Veracruz (1,7%), Punta de Cielo (1,3%), Blason (0,9%), Garat (0,6%) e outros (2%).

Beber uma xícara de café é para muitos um ritual e 48,7% dos mexicanos fazem isso em cafeterias. Dois anos atrás, quem iria a esses estabelecimentos representava 36,4%. Nesses locais, de cada cem clientes 52 são homens e 48 mulheres.

As cafeterias mexicanas são as favoritas de 23,8% das pessoas pesquisadas e 19% tem uma predileção maior pela Starbuscks, 9,8% pela Italian Coffe e 5,5% em Punta de cielo.

Vips, Parroquia, Sanborns Toks, Oxxo, La Flor de Córdoba, Bisquets Obregón, El Jarocho, Los Ángeles, Portales, McDonald's, El Palacio de Hierro, Cielito Querido, também têm seu público, enquanto que 15,7% das pessoas não souberam dizer seu local preferido ou não mencionaram e 1,3% não tem preferência de cafeteria.

Questionados sobre qual seria o melhor café do mundo, 27,6% dos mexicanos disseram que seu país tem o melhor grão. Em 2014, 23,4% das pessoas disseram que a Colômbia tinha o melhor café e 19,3% acreditavam que o café mexicano era o melhor.

Tradução: Jhonatas Simião

Fonte: Zócalo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Oferta mais restrita faz café robusta fechar sessão desta 5ª feira (10) com ganho de mais de 2%
Mesmo diante incertezas e entraves logísticos, Brasil segue com crescimento nas exportações de café durante período do ano-safra
Café: Preocupação com a oferta impulsiona alta nas bolsas internacionais no início da tarde desta 5ª feira (10)
Mercado do café volta aos fundamentos e trabalhava com altas de mais de 4% na manhã desta 5ª feira (10)
Em março, exportação de café do Brasil recua em volume, mas sobe em receita
Após dia de volatilidade, preços do café encerram sessão desta 4ª feira (09) em lados opostos nas bolsas internacionais
undefined