Preços do café vietnamita caem em meio a feriados; qualidade dos grãos é afetada por chuvas

Publicado em 27/12/2016 14:37

HANOI (Reuters) - Os preços do café vietnamita caíram em negociações tranquilas em meio aos feriados de fim de ano, enquanto operadores estavam preocupados com a qualidade dos grãos devido às chuvas de mais cedo neste mês, disseram operadores nesta terça-feira.

Chuvas prolongadas no cinturão cafeeiro das planícies centrais do Vietnã mais cedo neste mês interromperam a temporada de colheita e secagem externa, prejudicando a qualidade dos grãos de café do país.

"O número de grãos com defeito neste ano dobrou em comparação com o ano passado", disse Le Duc Huy, vice-diretor geral da Simexco, importante empresa de exportação em Daklak, a principal província produtora de café do país, acrescentando que a qualidade dos grãos neste ano era preocupante.

Embora o clima tenha melhorado, com a ausência de chuvas, não é o melhor momento para colheita da lavoura.

"A chuva parou, mas ainda está nublado, o que atrasa o processo de secagem", disse Phan Hung Anh, vice-diretor da Anh Minh Co, localizada em Daklak, à Reuters.

Os preços locais caíram para entre 44.000 e 44.400 dong (1,93 e 1,95 dólar) por kg nesta terça-feira, ante entre 44.900 e 45.400 dong há uma semana.

(Por My Pham)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Perspectiva de maior safra brasileira de café 2025 consolidam baixas nas bolsas internacionais no fechamento desta 3ª feira (20) Perspectiva de maior safra brasileira de café 2025 consolidam baixas nas bolsas internacionais no fechamento desta 3ª feira (20)
Melhor perspectiva de oferta derruba preços do café na tarde desta 3ª feira (20) Melhor perspectiva de oferta derruba preços do café na tarde desta 3ª feira (20)
Produtores de café do Brasil não têm pressa de vender a nova safra, diz Hedgepoint
USDA prevê queda na safra de café arábica nos principais países produtores da variedade
Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início da manhã desta 3ª feira (20)
Chuvas abaixo do esperado pressionam os preços do café que encerram sessão desta 2ª feira (19) com ganhos de mais de 2%