Chuvas atrasam novamente colheita de café no Vietnã e ameaçam qualidade de grãos

Publicado em 06/12/2016 14:00

HANOI (Reuters) - Chuvas provocadas por uma frente fria atingem o cinturão de café das Planícies Centrais do Vietnã desde a semana passada, atrasando a colheita e afetando a qualidade dos grãos no maior produtor mundial de robusta à medida que a secagem é interrompida, disseram operadores nesta terça-feira.

A qualidade dos grãos das frutas colhidas no fim de novembro pode piorar, com mais grãos pretos sendo esperados devido ao clima úmido, disseram operadores.

"Não houve vendas de produtores, uma vez que eles ainda estão secando", disse um operador de Buon Ma Thuot, capital da importante província de Daklak. Alguma oferta limitada estava vindo de unidades de processamento locais que possuem máquinas de secagem, disse o operador.

Essa é a segunda vez em cerca de um mês que a colheita foi atingida por chuvas. Os futuros globais do café robusta subiram no início de novembro, quando chuvas atrasaram o ritmo da colheita no Vietnã.

As chuvas podem continuar até quinta-feira em Daklak, com precipitação acima da média dos últimos anos, disse um relatório climático da província.

"O processo de secagem foi afetado e certamente o volume exportável irá cair", disse Le Tien Hung, diretor geral da Simexco, uma importante empresa de exportação localizada em Daklak.

(Por Ho Binh Minh)

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços