Cooperativa de Araguari elege o melhor café da região em concurso

Publicado em 30/11/2016 10:49

Uma colheita manual, uma secagem mais lenta, coragem para apostar no diferente, introdução de novas técnicas e paciência para aguardar o resultado. Esses foram, na avaliação do produtor Emerson Cândido, os principais ingredientes que garantiram a conquista do 1º Concurso de Cafés e Qualidade, promovido pela Cooperativa de Produção dos Cafeicultores de Araguari (Coocacer). A revelação do café vencedor aconteceu no dia 19 de novembro, durante solenidade produzida pela cooperativa araguarina.

Para o consultor de cafés Rodolfo Silva Carneiro, que selecionou os lotes participantes do concurso, o café vencedor apresentou características incomuns. “Desde quando o Emerson começou a produzir esse café, ele plantou um talhão com variedade diferente. Como a maturação foi muito boa e tinha muito café cereja no pé no início da colheita, e também devido às chuvas do ano passado, o Emerson conseguiu uma uniformidade muito boa na florada e a afloração com potencial de qualidade”, afirmou Carneiro.

Há 11 anos, Cândido e o pai, Evilásio Oliveira da Costa, produzem café, mas foi somente há seis anos que se deu o início da produção do próprio grão. “Essa é a terceira safra. Chegamos a esse café de qualidade por vários fatores: dedicação, colheita separada, um pós-colheita com mais dedicação também, tentando sempre a qualidade do café”, afirmou Cândido, que explicou que 95% dos grãos produzidos tiveram colheita manual e geraram 60 sacas de café de qualidade. “Por ser uma propriedade pequena, investimos em qualidade. Plantamos um café com o mamão, para ver se o sombreamento do mamão ajudava na qualidade produzida”, disse Cândido.

Leia a notícia na íntegra no site Correio de Uberlândia

Fonte: Correio de Uberlândia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços