Preço do café de qualidade inferior dispara em Minas Gerais

Publicado em 28/11/2016 06:44

O café rio, também conhecido como riado, disparou. A alta foi motivada pelo aumento da demanda por esse tipo de café arábica de qualidade mais baixa.

O produtor José Hamilton Pereira, de Elói Mendes, no sul de Minas Gerais, já vendeu todas as 200 sacas de café riado por R$ 450 cada. Ele comercializou por quase o dobro do valor que conseguiu na última safra. "A venda é realizada em torno de 25% a 40% de diferença de preço. Esse ano, ele chegou de 7% a 10%. Foi ano em que ele mais aproximou o café de bebida fraca do café bom”, compara.

O preço do café varia de acordo com a classificação que vai desde bebida mole, que é um café de alta qualidade, até o café conhecido como rio, de qualidade bem inferior. Os grãos não têm diferença. Mas, um bom entendedor reconhece o café rio pelo cheiro e pelo sabor na hora da prova.

"O café rio já se apresenta como um café, digamos, para fácil entendimento, com até mesmo gosto de remédio, gosto químico”, diz o degustador Nilson Severiano.

O café riado está sendo usado pelas torrefadoras para compor a mistura com o arábica no lugar do café conilon. O café conilon, que sai do Espírito Santo, maior produtor do país, está em falta. Por causa da seca, a produção despencou no estado.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.

 

Fonte: G1 - Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estimativa de menor safra/25 de café no Brasil assegura ganhos ao arábica no fechamento desta 6ª feira (25) Estimativa de menor safra/25 de café no Brasil assegura ganhos ao arábica no fechamento desta 6ª feira (25)
Café em Prosa #208 - Uso de calcário micronizado no solo é uma alternativa para melhorar e aumentar a produtividade dos cafezais Café em Prosa #208 - Uso de calcário micronizado no solo é uma alternativa para melhorar e aumentar a produtividade dos cafezais
A produção da espécie de Coffea arabica ocupa área de 1,48 milhões de hectares e de Coffea canephora 369,65 mil hectares no ano-cafeeiro 2025
Preços do café iniciam a 6ª feira (25) em campo misto na bolsa de NY em movimento de ajustes técnicos
Preocupação com a produtividade da safra brasileira faz café arábica encerrar a 5ª feira (24) com ganho de mais de 3%
Chuvas recentes devem contribuir com a safra de café no ano que vem, diz especialista