Drawback: A importação de café volta à pauta do setor

Publicado em 25/11/2016 09:14

Nesta semana o Conselho Nacional do Café (CNC) se pronunciou sobre o pedido de abertura à importação de café feita por setores da indústria nacional, recentemente. O pedido é alimentado pela escassez de conilon, que vem impactando os compradores do mercado doméstico, onde o grão chegou a bater os R$550 por alguns dias.

Fontes do setor produtivo informaram que o pedido já foi feito durante reuniões com representantes do Governo Federal e do Ministério da Agricultura. Segundo o CNC, os pedidos tem obtido a sinalização favorável do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Em resposta, a matéria vem sendo tratada pela produção em reunião conjunta da Comissão Nacional do Café da CNA e do CNC. 

A prática envolveria drawback, que é a importação de matéria-prima com intenção de exportar o produto após sua industrialização. “Somos reticentes quanto à importação do café verde em regime de drawback – voltado ao beneficiamento e posterior exportação – e aos impactos que a operação poderá ocasionar aos produtores brasileiros. Nosso intuito, nesse cenário de debates, é evitar medidas surpreendentes e tomadas à revelia do consenso do setor privado”, afirmou Silas Brasileiro, presidente do CNC, em Balanço do CNC, divulgado no último dia 18.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint

 

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços