Café: Safras & Mercado estima comercialização 2016/17 do Brasil em 68%

Publicado em 24/11/2016 10:32

 Porto Alegre, 23 de novembro de 2016 - A comercialização da safra de café do Brasil 2016/17 (julho/junho) chegou a 68% até o dia 23 de novembro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. O avanço em relação ao mês imediatamente anterior foi de 12 pontos percentuais.

As vendas estão adiantadas em relação ao ano passado, quando 56% da safra 2015/16 estava comercializada até então. Há avanço em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 63% da produção normalmente já está negociada no período. 

Com isso, já foram comercializadas 37,32 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2016/17 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os produtores aproveitaram a alta nos preços em outubro para fecharem posições. "Mas, apesar da intensa atividade de venda, não houve pressão do lado da oferta, pois o vendedor aproveitou a agressividade dos compradores para desovar o café no mercado", assinalou. 

A escassez de café conilon também forçou uma maior ofensiva por parte da indústria doméstica, o que ajudou a dar ritmo aos negócios e força aos preços. 

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços