Café estrangeiro volta a ameaçar o mercado brasileiro

Publicado em 08/11/2016 13:23

O mercado do café está tão instável que as indústrias estão pressionando o governo para liberar a importação e alegam o desabastecimento como a causa principal do pedido. O deputado Evair de Melo (PV-ES) alerta que a importação seria uma grande ameaça para a produção do Brasil e para o produtor do Espírito Santo.

Segundo o deputado, um dos perigos é a falta de uma rigorosa fiscalização sanitária por parte dos produtores de fora que não possuem as mesmas preocupações com o controle de pragas e outras doenças, conforme existem no Brasil, causando o risco de contaminação das plantações nacionais. Outra justificativa seria a queda no preço que esse café importado poderia trazer ao mercado, o que causaria prejuízos enormes a quem já sofre por causa da estiagem que há três anos atinge o Espírito Santo.

Para resolver a questão num curto prazo do desabastecimento, segundo Evair de Melo, uma das soluções seria o governo liberar o estoque da Conab, em torno de 1,4 milhão de sacas, e o mercado fazer um levantamento dos estoques privados existentes em armazéns, cooperativas e outras entidades. Com esse levantamento poderia se saber qual a real situação do mercado.

Leia a notícia na íntegra no site Campo Vivo

Tags:

Fonte: Campo Vivo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Produtor é cauteloso, mas participa bem do mercado; volatilidade deve permanecer no médio prazo
Após pressão da safra brasileira, café tem leves altas nesta 5ª feira
Safra brasileira pressiona arábica, mas preocupação com Vietnã faz robusta avançar
Mercado foca na colheita brasileira e café perde mais de 3% em Nova York e Londres
Corrida para comprovar origem: Indonésia abre protocolo para 54 indicações geográficas de café
Café: Pressionado pela oferta, Nova York e Londres recuam mais de 2%