Café: Prêmio Internacional Ernesto Illy terá seu primeiro vencedor em 1º de novembro

Publicado em 25/10/2016 16:09

Em 1991, a illycaffè introduziu no Brasil o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, competição que concede anualmente um prêmio aos cafeicultores que produzem os melhores grãos e que já contribuiu diretamente para o desenvolvimento de diversas regiões cafeeiras, envolvendo mais de dez mil produtores ao longo dos últimos 25 anos. Neste ano, a mais tradicional iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira ganha uma versão internacional.

 O Ernesto Illy International Award acontece no dia 1º de novembro, em Nova York, reunindo 27 representantes do que há de melhor na alta qualidade dos grãos para espresso. Três produtores dos melhores cafés de cada um dos nove países fornecedores do blend illy foram selecionados a partir de suas amostras de café 100% arábica, da safra de 2015. O objetivo é reconhecer o esforço dos cafeicultores para alcançar altos padrões de qualidade e sustentabilidade.

Além do Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Índia, Nicarágua e Tanzânia serão os países representados. Os produtores brasileiros participantes da premiação são os três primeiros colocados do 25º Prêmio nacional: Juliana Armelin, Daniella Pelosini (representando o pai, Laerte Pelosini Filho) e Arabela Pereira Lima (representando a mãe, Leda Pereira Lima).

A programação do evento inclui, no período da manhã, um seminário direcionado a produtores e exportadores de café, intitulado “O mercado do café e seus desafios”, com a participação de Andrea Illy e Massimiliano Pogliani, respectivamente presidente e CEO da illycaffè, além de Albert Scalla, vice-presidente sênior da INTL FCStone Inc.

Horas antes da premiação, um júri especial irá avaliar os nove cafés finalistas – pré-selecionados pela illycaffè como os melhores de seus respectivos países – para definir o melhor entre os melhores. A degustação se dará a partir de diferentes preparações (infuso, duplo espresso e cold brew – bebida fria). Integrarão o júri chefs e especialistas, como representantes de entidades do setor: o cafeicultor brasileiro Adolfo Vieira, presidente da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), e membros da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais) e da NCA (Associação de Café dos EUA).

Um jantar de gala na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) encerrará o grande dia com o anúncio dos vencedores de cada país e, por fim, do grande campeão internacional. Ao final da cerimônia, os presentes receberão como brinde uma edição superlimitada de um blend composto pelos cafés selecionados.  

Entre as atrações da solenidade, está a exibição do vídeo final da campanha #thanks4thecoffee, criada pela illycaffè a partir do Dia Internacional do Café, que estimulou fãs da bebida em todo o mundo a enviarem mensagens de agradecimento aos produtores, por meio das redes sociais e de cartões impressos em lojas da marca.

Fonte: illycaffè

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços