Setor cafeeiro participa de reunião com ministro da agricultura Blairo Maggi nesta 5ª feira
O ministro da agricultura Blairo Maggi recebe nesta quinta-feira (20) representantes do setor produtivo e de entidades importantes da cadeia cafeeira no Brasil. O encontro é uma reunião do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café), do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento). O secretário de política agrícola do Mapa, Nery Gueller, e o secretário-executivo, Eumar Novacki, também estão presentes para ouvir o setor.
Segundo Novacki, que participou da maior parte das discussões representando Blairo Maggi, o setor precisa de uma política diferenciada para atender aos interesses tanto dos produtores quanto das indústrias. Depois de chegar da viagem à Índia e ao Japão, acompanhando a comitiva do presidente Michel Temer, Maggi acompanhou parte do encontro.
A reunião teve início por volta das 14h30 e deve acabar apenas no fim da tarde desta quinta-feira. Durante a reunião, representantes do setor produtivo expõem suas demandas para o governo. Carlos Paulino, presidente da Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé); Arnaldo Bottrel, presidente da Assul (Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas) e Armando Mattielli, presidente da Sincal (Associação Nacional dos Sindicatos Rurais das Regiões Produtoras de Café e Leite) estão entre os presentes.
Ministro Blairo Maggi durante reunião do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café) - Foto: Paulo Delfante
Além disso, participam também Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café); Breno Mesquita, presidente das comissões de cafeicultura da FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), além do deputado federal Carlos Melles, e dos cafeicultores Fernando Barbosa e Custódio Garcia, entre outros.
Em agosto, durante a visita ao estado de Minas Gerais, Maggi anunciou a recriação do Departamento do Café na estrutura do Mapa e da determinação para que a Secretaria de Defesa Agropecuária busque a aprovação de novos produtos fitossanitários para atender à agricultura brasileira. O departamento foi extinto em julho de 2015.
Reunião do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café) com setor produtivo e indústria - Foto: Paulo Delfante
» Leia a carta entregue ao ministro Blairo Maggi pela Frente Parlamentar do Café