Café: Safras & Mercado estima comercialização 2016/17 do Brasil em 56%

Publicado em 20/10/2016 13:34

A comercialização da safra de café do Brasil 2016/17 (julho/junho) chegou a 56% até o dia 18 de outubro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. O avanço em relação ao mês imediatamente anterior foi de 10 pontos percentuais.

Os trabalhos estão adiantados em relação ao ano passado, quando 53% da safra 2015/16 estava comercializada. Há avanço em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 50% da produção normalmente já está negociada no período.

Com isso, já foram comercializadas 31,01 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2016/17 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o fluxo comercial ganhou força diante da melhora no preço. Mesmo que de forma mais cadenciada, o produtor vem aproveitando o bom momento para fazer negócios. "Já é natural a comercialização ganhar mais ritmo a partir do mês de setembro, só que nesse ano o avanço foi mais expressivo por conta da puxada nas cotações e pela maior agressividade do comprador", afirmou.

Segue tabela com levantamento de comercialização da safra 2016/17, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS para a produção, até 18 de outubro:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Oferta mais restrita consolida alta de mais de 3% do robusta no fechamento da sessão desta 2ª feira (14)
Rastreabilidade e práticas ESG mantêm diferencial estratégico do setor cafeeiro no Brasil mesmo com aumento de tarifas para exportação, explica Serasa Experian
Avanço nas pesquisas vem contribuindo positivamente para a cafeicultura nos últimos anos
Média diária exportada de café não torrado registra queda de mais de 30% na 2ª semana de abril/25
Mercado do café avança com fortes altas nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (14)
Café robusta se recupera em meio a tensões com oferta e isenções tarifárias
undefined