Loja virtual vende cafés especiais com selo do Certifica Minas

Publicado em 05/10/2016 11:31
Criado pelo Governo de Minas Gerais, o selo garante boas práticas de produção

BELO HORIZONTE (05/10/2016) - Produtores que possuem o selo do Certifica Minas estão comercializando café pela internet. Um site especializado chamado Café na Taça coloca à disposição do consumidor final cafés especiais para serem adquiridos e entregues na casa do cliente. A página na internet (www.cafenataca.com.br) foi criada para atender a demanda de quem busca produtos diferenciados, mas que muitas vezes não são encontrados nas prateleiras dos supermercados.

A loja virtual só vende cafés de fazendas certificadas ou em processo de certificação, que são auditadas anualmente para verificação das condições em que o café foi produzido, com ênfase na sustentabilidade, condições dignas de trabalho e segurança alimentar. Quase todos os cafés encontrados no site têm o selo do Certifica Minas Café, um programa criado pelo Governo de Minas Gerais para atestar as boas práticas de produção, seguindo padrões internacionais. Alguns ainda estão no processo para conseguir o selo, mas já possuem outras certificações.

“A ideia de criar o site surgiu dos produtores, com o intuito de divulgar os cafés das propriedades incluídas no programa do Certifica Minas Café. Empresas e cafeterias que vendem cafés especiais também podem participar”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-MG e um dos responsáveis pelo trabalho de certificação do programa estadual, Marcelo Tardioli.

O técnico da Emater-MG comenta que com o site, os consumidores poderão comprar cafés especiais de todo o Estado. “Assim como acontece com o vinho, os apreciadores do café poderão ter acesso à bebida de diferentes regiões e perceber as nunces de cada uma delas”, explica.

A loja virtual foi lançada no final de setembro, durante a Semana Internacional do Café, organizada em Belo Horizonte. “Por enquanto estamos com nove cafés disponibilizados no Café na Taça. Todos são de produtores ou empresas que já possuem o café embalado, pronto para ser vendido para o consumidor final”, explica o analista de sistemas e criador da loja virtual, Francisco Mudrik. Na loja é possível encontrar cafés em embalagens de 250g, 500g e até um quilo.

Para ter o café cadastrado no site, o produtor ou empresa com selo do Certifica Minas paga R$ 175 por mês. Ele é o responsável pelo envio do café e recebe o pagamento diretamente, sem intermediários, pelo sistema disponível na loja virtual. Podem ser oferecidos cafés torrados em grão, torrados e moídos, em sachê e até em cápsula.

O Certifica Minas Café

O programa Certifica Minas Café é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e executado pela Emater-MG, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A Emater–MG orienta os produtores na adequação das propriedades às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas ambientais e trabalhistas, reconhecidas internacionalmente. Ao final do processo, a propriedade passa por uma auditoria para o recebimento da certificação. O Certifica Minas Café é pioneiro. Ele é o maior programa nacional de certificação de propriedades cafeeiras. Em 2015 foram 1361 propriedades certificadas e outras 800 em processo de certificação.

Fonte: Emater/MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Produtor é cauteloso, mas participa bem do mercado; volatilidade deve permanecer no médio prazo
Após pressão da safra brasileira, café tem leves altas nesta 5ª feira
Safra brasileira pressiona arábica, mas preocupação com Vietnã faz robusta avançar
Mercado foca na colheita brasileira e café perde mais de 3% em Nova York e Londres
Corrida para comprovar origem: Indonésia abre protocolo para 54 indicações geográficas de café
Café: Pressionado pela oferta, Nova York e Londres recuam mais de 2%