Cafeicultores da Cooxupé aproveitam campanha e investem na próxima colheita
Os cooperados da Cooxupé, das regiões sul de Minas, cerrado mineiro e do estado de São Paulo, já estão investindo em suas lavouras preparando-as para a safra cafeeira de 2017. De 21 a 27 de setembro deste ano, mais de 7 mil produtores participaram da 20ª edição da campanha Café com Lucro em busca de insumos e fertilizantes, sob condições especiais organizadas pela cooperativa.
O superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Junior, disse que a campanha foi bastante positiva, demonstrando a preocupação do produtor em investir em sua produção, de olho na qualidade. “O cooperado está fazendo a sua parte e cada vez mais consciente dos cuidados que ele precisa ter para que sua lavoura responda positivamente na próxima colheita. Por isso, só no primeiro dia de CCL registramos a presença de mais de 6 mil pessoas, entre cooperados, familiares, fornecedores e de produtores terceiros com interesse em se associar à Cooxupé”, atribui o superintendente.
Iniciada em 1997, a Campanha Café com Lucro é promovida entre os meses de setembro e outubro para que o produtor comece os tratos culturais na lavoura para a próxima safra. Na CCL, os cooperados encontram oportunidades para adquirir fertilizantes foliares e para o solo e defensivos com condições especiais para negociação. Uma delas é a operação conhecida como “barter”, em que o cafeicultor paga a sua compra com o seu café, sugerindo a melhor data para a troca entre ele e cooperativa. Outra possibilidade é o pagamento em reais, com prazo estabelecido e oferecendo ao produtor bônus acumulados por fidelidade e pontualidade nos pagamentos. “A cooperativa sempre desenvolve ações, entre elas a CCL, para que o cooperado consiga se programar e se beneficiar diante das oportunidades que geramos para que ele invista em sua lavoura e, assim, ter mais resultados em sua produção e colheita”, explica o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.