Governo autoriza produtores de café do Espírito Santo a renegociarem dívidas do Crédito Rural
Os produtores de café do estado do Espírito Santo poderão renegociar suas dívidas relacionadas às operações de crédito rural de custeio e investimento em consequência dos prejuízos na produção e nas lavouras provocados por intempéries climáticas como estiagem e seca, na safra 2015/2016. A decisão foi tomada pelo Banco Central (BC), na Resolução 4.522, divulgada pelo Governo Federal, nesta quinta-feira, (29/09).
A decisão tomada pelo BC resultou de insistente demanda da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para a Confederação, a medida é particularmente relevante por consolidar avanços importantes em relação a outra recente Resolução do BC, de nº 4.519, formalizada na primeira semana de setembro. Tratou-se, segundo a CNA, do aperfeiçoamento de pontos pendentes e não contemplados em normas anteriores do governo federal.
A CNA entende que a medida era urgente e necessária porque os cafeicultores capixabas enfrentaram um longo período de estiagem com impactos altamente negativos sobre a última safra do estado, reduzindo drasticamente a produção.
A queda na safra cafeeira teve ainda outra consequência importante, o comprometimento da renda dos produtores, reduzindo sua capacidade de pagar os financiamentos contratados junto aos bancos referentes à safra 2015/2016.
Sobre a Resolução 4.522, a CNA publicou Comunicado Técnico com análise da medida: