Mianmar realiza rara exportação de café para Estados Unidos

Publicado em 23/08/2016 13:34

NOVA YORK (Reuters) - Dois carregamentos de grãos de café de Mianmar chegaram nos Estados Unidos neste mês, as primeiras importações em escala comercial em mais de 15 anos, fruto de um programa de desenvolvimento do governo dos EUA para agricultores do país do Sudeste Asiático.

Os dois contêineres, que totalizam 600 sacas de 60 kg, importados pela importadores de café Atlas, de Seattle, são apenas uma fração das 24,8 milhões de sacas de café consumidas anualmente nos Estados Unidos. Mas os embarques podem sinalizar uma boa recepção da diversificação de regiões fornecedoras tradicionais que estão sendo atingidas pela mudança climática.

A Whole Foods Market <WFM.O> comprou 41 sacas e a La Colombe, uma cadeia especializada, comprou 10 sacas. Os grãos arábica vão ser apresentados no café La Colombe, em Washington, nesta terça-feira.

"Ele será vendido como tendo uma origem única e como um café especial que estamos oferecendo", disse o diretor de abastecimento para Allegro Coffee Company, Darrin Daniel, uma subsidiária da Whole Food, que fornece grande parte do café da loja de alimentos.

Mianmar exportou apenas pequenas quantidades de café na década de 1990 e um carregamento de 17 sacas de 60 kg em 2015 foi a primeira entrega desde 2000, mostram dados do governo dos EUA.

(Por Luc Cohen)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra