Uganda espera que a exportação de café da safra 2016/2017 aumente em 13,5%

Publicado em 19/08/2016 11:02

CAMPALA, UGANDA (Reuters) - Uganda espera que suas exportações de café na temporada 2016/2017 aumentem em 13,5 por cento, ajudadas por condições meteorológicas favoráveis ​​em uma das maiores áreas de produção, disse uma autoridade do corpo da indústria na sexta-feira.

Os embarques ao longo do próximo ano-safra, que começa em outubro, devem subir para 4,2 milhões de sacas de 60 quilos, ante a previsão revisada de 3,7 milhões de 2015-2016, disse o diretor de marketing da União Nacional do Agronegócio de Café e de Empresas Produtoras (Nucafe, na sigla em inglês), David Muwonge.

A maior parte da região cultiva o café robusta, a variedade dominante em Uganda, que também é a maior exportadora de café da África, seguida pela Etiópia, de acordo com dados da Organização Internacional do Café.

"Se nós tivermos boas chuvas agora e não uma seca prolongada entre janeiro e março, então a cultura do sudoeste deve ser boa", disse Muwonge à Reuters.

Muwonge disse também que um aumento do consumo interno de café na Uganda iria desacelerar o crescimento do volume de exportação no curto prazo, embora o amadurecimento de novas árvores devem impulsionar a produção total.

Entre 5 e 6 por cento de todo o café produzido no país é consumido localmente, e Muwonge disse que a Nucafe calculou que a taxa vai subir para cerca de 10 por cento nos próximos cinco anos.

O consumo de café está na moda com a expansão da classe média na Uganda, empurrando para cima o consumo doméstico.

(Por Elias Biryabarema)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual
MAPA avança na assinatura dos contratos para desembolso de recursos do Funcafé para a Cafeicultura
Mercado cafeeiro segue volátil no início da tarde desta 6ª feira (20)
Futuros do café robusta recuam e saca volta a ser negociada na faixa dos US$ 4 mil/tonelada no inicio desta 6ª feira (20)
Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras
undefined