Exportações de café da Indonésia devem cair até 10% em 2016, diz associação

Publicado em 04/08/2016 10:37

ACARTA (Reuters) - As exportações de café da Indonésia deverão cair de 5 a 10 por cento este ano, ante cerca de 400 mil toneladas em 2015, afirmou uma associação da indústria nesta quinta-feira, em meio a uma previsão de queda da produção relacionada ao clima e à crescente demanda domestica.

"(Exportações) vão diminuir ante o ano passado, porque o consumo interno está aumentando e a produção vai diminuir um pouco", disse o presidente da Associação de Exportadores de Café da Indonésia, Irfan Anwar, a jornalistas em um seminário.

A produção de café da Indonésia, o terceiro maior produtor de robusta do mundo, deverá diminuir para 600 mil toneladas em 2016, como resultado do fenômeno climático La Niña, disse Anwar.

As fortes chuvas já começaram em algumas áreas produtoras de café em Sumatra, disse ele sobre a principal região de cultivo de robusta da Indonésia, onde a colheita principal normalmente ocorre de setembro a outubro.

(Por Bernadette Christina Munthe)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estimativa de menor safra/25 de café no Brasil assegura ganhos ao arábica no fechamento desta 6ª feira (25) Estimativa de menor safra/25 de café no Brasil assegura ganhos ao arábica no fechamento desta 6ª feira (25)
Café em Prosa #208 - Uso de calcário micronizado no solo é uma alternativa para melhorar e aumentar a produtividade dos cafezais Café em Prosa #208 - Uso de calcário micronizado no solo é uma alternativa para melhorar e aumentar a produtividade dos cafezais
A produção da espécie de Coffea arabica ocupa área de 1,48 milhões de hectares e de Coffea canephora 369,65 mil hectares no ano-cafeeiro 2025
Preços do café iniciam a 6ª feira (25) em campo misto na bolsa de NY em movimento de ajustes técnicos
Preocupação com a produtividade da safra brasileira faz café arábica encerrar a 5ª feira (24) com ganho de mais de 3%
Chuvas recentes devem contribuir com a safra de café no ano que vem, diz especialista