Café: Safras & Mercado estima colheita 2016/17 no Brasil em 52% até 5/07
A colheita de café da safra brasileira´2016/17 foi indicada em 52% até 5 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 54,9 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 28,65 milhões de sacas até o dia 5. A colheita evoluiu 5 pontos percentuais em relação à semana anterior.
A colheita está no mesmo patamar em relação a igual período do ano passado, quando 52% da colheita estava realizada. Mas, a colheita está levemente atrasada contra a média dos últimos cinco anos, que aponta 53% para o período.
Os trabalhos no arábica estão em 41% até 5 de julho (contra 35% em igual período do ano passado e 39% na média). Já no conilon, a colheita é de 91% (contra 92% ano passado e 86% na média).
Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, o clima seco favorece e os trabalhos de colheita ganham ritmo no Brasil. No conilon, a colheita se encaminha para o final, confirmando uma quebra acima do esperado. No caso do arábica, a discussão gira em torno do percentual de queda e perdas de qualidade com a chuvas ao longo do mês de junho. "Fala-se entre 20% a 30% da safra no Sul de Minas e a Mogiana perdeu qualidade de bebida", observa.
A seguir, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira: