Café: Safras estima colheita 2016/17 no Brasil em 41% até 21/06

Publicado em 23/06/2016 14:22

 A colheita de café da safra brasileira 2016/17 foi indicada em 41% até 21 de junho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Tomando por base a última estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2016/17, de 56,4 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 23,24 milhões de sacas até o dia 21. A colheita evoluiu 7 pontos percentuais em relação à semana anterior.

A colheita está ligeiramente atrasada em relação a igual período do ano passado, quando 42% da colheita estava realizada. Mas, a colheita está levemente adiantada contra a média dos últimos cinco anos, que aponta 38% para o período.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, sem chuva, a colheita de café voltou a andar em bom ritmo no Brasil. Além da retirada do café dos pés, o clima mais seco também ajudou na secagem do arábica. E isso tende a favorecer o aparecimento de mais café novo nas praças de comercialização ao longo das próximas semanas. "A recente alta nos preços do café é um estímulo para o produtor acelerar o processo de secagem e beneficiamento", diz o analista.

A seguir, quadro detalhado com a estimativa de evolução da colheita da safra brasileira:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café seguem inconstantes e arábica passa registrar baixa em NY no início da tarde desta 5ª feira (29) Preços do café seguem inconstantes e arábica passa registrar baixa em NY no início da tarde desta 5ª feira (29)
Produtores do ES e Bahia já colheram cerca de 25% da nova safra de café conilon Produtores do ES e Bahia já colheram cerca de 25% da nova safra de café conilon
Mercado do café segue pressionado pela oferta, e bolsas internacionais caminhavam em lados opostos na manhã desta 5ª feira (29)
Preços do café arábica fecham sessão de 4ª feira (28) caindo para a mínima de 7 semanas
Veranico prejudicou o peso do grão do café arábica
Colheita de café arábica do Brasil 2025 mostra safra menor e grãos melhores, dizem especialistas