Maior parte das áreas de cana e café do Brasil escapa de geadas, diz Somar

Publicado em 13/06/2016 11:43

SÃO PAULO (Reuters) - O impacto de uma forte frente fria no final de semana no Brasil passou ao largo dos cinturões de café e cana-de-açúcar do país, com geadas atingindo as regiões produtoras apenas pontualmente, e as projeções apontam para um lento aumento das temperaturas ao longo da semana, afirmou nesta segunda-feira o metereologista da Somar Meteorologia Celso Oliveira.

Alguns casos isolados de geadas podem ter danificado cafezais perto de Poços de Caldas e São Sebastião de Paraíso, em regiões ao sul de Minas Gerais e ao longo da fronteira entre Paraná e São Paulo.

A região de Poços de Caldas, em Minas Gerais, registrou uma mínima de 1,7 graus Celsius negativos no início da segunda-feira, mas outras regiões do cinturão cafeeiro no sul e Minas e no Paraná tiveram temperaturas acima de um grau, disse a Somar.

As temperaturas ao longo de áreas de café, cana e milho ao sul do país deverão subir aos poucos ao longo da semana, com expectativa de que não ocorram chuvas que possam interromper colheitas na região de café.

A Somar ressaltou, no entanto, que duas áreas de cana no Mato Grosso do Sul podem ter sofrido danos devido às baixas temperaturas no final de semana.

A cana é mais vulnerável a danos pelas baixas temperaturas que outras culturas, e as temperatras na região caíram a 0,5 graus Celsius, segundo a consultoria.

Áreas de milho no Paraná sofreram com temperaturas congelantes desde a semana passada, mas apenas uma parte da safra está vulnerável ao frio, disse a Somar.

Eventuais danos provocados pelas geadas não são visíveis imediatamente, demandando mais tempo para uma avaliação precisa.

(Por Reese Ewing)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras
Café: Com menos compradores no mercado e em semana de ajustes, NY e Londres recuam