Previsões de geada no Brasil levam café a tocar maior nível em 1 ano em NY

Publicado em 08/06/2016 16:11

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) - Os contratos futuros do café arábica saltaram mais de 5 por cento nesta quarta-feira, para máxima de um ano na bolsa ICE, após o serviço de meteorologia Somar prever um risco de geadas isoladas no Brasil e preocupações climáticas elevarem o açúcar para sua máxima desde outubro de 2013.

Operadores disseram que compras especulativas aumentaram nos contratos do café arábica e do açúcar por preocupações climáticas no Brasil, o maior produtor de duas commodities, levando os preços a um território de sobrecompra técnica. A força do real também forneceu suporte.

O café arábica para julho encerrou em alta de 7,45 centavos de dólar, ou 5,6 por cento, a 1,3965 dólar por libra-peso, a máxima desde maio de 2015, tendo também o maior salto diário desde novembro.

Projeções de geadas isoladas que podem afetar lavouras de café, cana e milho no Sul e Sudeste do Brasil se intensificaram nas últimas 24 horas, informou a Somar Meteorologia.

O café robusta para julho encerrou em alta de 8 dólares, ou 0,5 por cento, a 1.697 dólares por tonelada, após tocar a máxima em quase dez meses, a 1.709 dólares por tonelada.

Os contratos futuros do açúcar bruto para julho encerraram em alta de 0,61 centavo de dólar, ou 3,2 por cento, a 19,61 centavos de dólar por libra-peso, após subir para 19,76 centavos de dólar, a máxima desde outubro de 2013.

O açúcar branco para agosto encerrou em alta de 13,80 dólares, ou 2,7 por cento, a 527,70 dólares por tonelada após tocar máxima dos contrato de 529,70 dólares por tonelada.

(Por Marcy Nicholson e David Brough; reportagem adicional por Nigel Hunt)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Desvalorização do real consolida queda dos futuros nas bolsas internacionais no fechamento da sessão desta 4ª feira (07) Café: Desvalorização do real consolida queda dos futuros nas bolsas internacionais no fechamento da sessão desta 4ª feira (07)
Sistema FAEMG prevê perda média para safra do café arábica na região de Minas Gerais de até 20% Sistema FAEMG prevê perda média para safra do café arábica na região de Minas Gerais de até 20%
Volumes diários exportados de café não torrado e torrado registram quedas durante mês de abril/25
Mesmo pressionado por uma oferta limitada, café arábica passa registrar quedas de mais de 1% em NY na tarde desta 4ª feira (07)
Como o clima e os altos custos estão reduzindo significativamente a produção do Café Cereja Descascado no Brasil?
Mercado do café segue com alta volatilidade e apresentava ganhos moderados nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (07)