illycaffè anuncia resultados financeiros e mudanças no corpo diretivo

Publicado em 09/05/2016 17:34

A illycaffè registrou crescimento de 12% nas receitas consolidadas em 2015, em relação ao ano anterior, atingindo 437 milhões de euros. O EBITDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) subiu 7%, para 66,4 milhões de euros. Atualmente, a empresa italiana emprega 1.177 pessoas em escala mundial. 

Além de um crescimento satisfatório no mercado doméstico, onde as receitas ampliaram 8% sobre 2014, a tendência de crescimento internacional experimentada nos últimos anos se confirmou. Os rendimentos fora da Itália somam agora 63% do total, com destaque para o mercado norte-americano, em parte devido ao efeito cambial e onde grandes parcerias foram firmadas, e o aumento considerável dos resultados na China.

O grande marco de 2015 foi a EXPO Milão, com 13 milhões de visitantes no Pavilhão do Café (Coffee Cluster) gerenciado pela illycaffè, que na ocasião, fiel a sua tradição de inovação, apresentou o conceito do Personal Blender, um sistema robótico que permite ao usuário criar seu blend personalizado de café, a partir dos melhores tipos de grãos arábica selecionados pela illy.

Nova organização corporativa

Para melhor enfrentar um cenário cada vez mais desafiador e competitivo, a illycaffè aprovou uma nova organização de sua governança corporativa. Andrea Illy segue como Presidente, enquanto Marina Salamon foi nomeada Vice-Presidente. Pela primeira vez, a companhia denomina um CEO externo, Massimiliano Pogliani, executivo com larga experiência internacional.

Francesco Illy se une ao Conselho como responsável de Brand Equity, enquanto que Anna Belci Illy cuida de Reputação Corporativa e Aquisições Estratégicas, e Riccardo Illy será o representante, no Conselho, do Grupo Illy. Andrea, Francesco, Anna Belci e Riccardo são filhos de Anna Illy, que continua como Presidente Honorária.

"Esta estrutura visa explorar as competências empresariais múltiplas da família, integrando-as a talentos externos extraordinários. Mas, acima de tudo, define plenamente o modelo da illy como uma empresa familiar com forte caráter gerencial. Acredito que o crescimento é obrigatório e que a profissionalização é o único caminho possível para as empresas familiares italianas que atingiram determinado tamanho e nível de complexidade", avalia Andrea Illy.

Tags:

Fonte: illycaffè

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado foca na colheita brasileira e café perde mais de 3% em Nova York e Londres
Corrida para comprovar origem: Indonésia abre protocolo para 54 indicações geográficas de café
Café: Pressionado pela oferta, Nova York e Londres recuam mais de 2%
Atento com a safra brasileira, café amplia baixas e NY opera abaixo de 235 cents/lbp
Café/Cepea: Em reta final de colheita, grãos miúdos preocupam
Números do Brasil voltam ao radar e apesar da dúvida no rendimento, café volta a cair