Café: Colômbia tem ampla disseminação de broca-do-café

Publicado em 08/04/2016 15:29

O prolongado verão que afeta a Colômbia desde o segundo semestre de 2015 e até agora em 2016, produto do fenômeno do El Niño, converteu-se no cenário propício para a broca-do-café se multiplicar. Praga deve afetar os grãos em várias regiões que começam a colheita, como Caldas, Quindío, Risaralda, Antioquia e norte do Valle, entre outros departamentos.

Em uma reunião realizada em primeiro de abril de 2016, no Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé), com sede em Chichiná, Caldas, que contou com a presença de cafeicultores desse departamento, foi explicada a complexa natureza do problema, incluídos aspectos como clima, biologia e hábitos, e foram dadas recomendações para enfrentar o problema mediante um manejo integrado da praga, com o fim de cuidar da colheita do primeiro semestre, assim como a do segundo semestre.

Para Hernando Duque, gerente técnico da Federação Nacional de Cafeicultores (FNC), os cafeicultores nessa época do ano devem redobrar esforços no controle cultural da praga, ou seja, manter os cafezais sem frutos que sirvam de alimento e hospedagem para a reprodução da broca.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Tags:

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Pressionado pela oferta, Nova York e Londres recuam mais de 2%
Atento com a safra brasileira, café amplia baixas e NY opera abaixo de 235 cents/lbp
Café/Cepea: Em reta final de colheita, grãos miúdos preocupam
Números do Brasil voltam ao radar e apesar da dúvida no rendimento, café volta a cair
Café: Com safra de Brasil andando bem, preços voltam a recuar
Café: Mercado tem ajustes negativos, mas preocupação com oferta pode limitar baixas