Café: Cerrado Mineiro deve ter colheita antecipada em até um mês nesta safra
Os produtores de café do Cerrado Mineiro esperam que a colheita da safra 2016/17 comece até um mês antes do que o registrado em safras anteriores na região. No ano passado, as chuvas chegaram às áreas produtoras antes do previsto e favoreceram boas floradas. A expectativa de produção nesta safra é otimista e deve ser duas vezes superior ao que foi registrado na temporada 2015/16.
De acordo com o presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (MG), Cláudio Morales Garcia, o Cerrado costuma receber chuvas no mês de outubro. No entanto, boas precipitações foram registradas em setembro na região – cerca de 70 milímetros somente em Araguari –. Com isso, as lavouras tiveram a primeira florada no fim do mês. "Acredito que a colheita do café comece no fim de maio neste ano, em safras anteriores ela era registrada entre junho e julho", afirma.
Diante das boas condições climáticas no Cerrado, a expectativa é de aumento na produção. "Não teremos colheita recorde, mas estamos estimando uma produção de 800 mil sacas em nossa região de abrangência, que conta com cerca de 20 mil hectares de áreas plantadas", explica Garcia. Esse volume é duas vezes maior do que o colhido na última safra, quando muitas lavouras foram 'esqueletadas'.
Com a colheita antecipada, o cafeicultor consegue iniciar os trabalhos no campo em um momento que costuma ter menos chuvas e também realiza a poda do café para o novo ciclo mais cedo.Mas o cafeicultor Sérgio Bronzi teme que as chuvas possam se estender mais do que o esperado e acabar atrapalhando o início da colheita. "É complicado colher o café com chuva porque elas acabam prejudicando a qualidade dos frutos", diz.
Para o próximo ano, a perspectiva de produção na região também é boa, pois as chuvas recentes também acabam contribuindo para o crescimento vegetativo das plantas. "Na safra passada tivemos problemas de enchimento e perda de qualidade dos grãos. Neste ano, o clima está ajudando e estamos conseguindo realizar os tratos culturais necessários para o bom desenvolvimento das plantas. Acredito em uma estabilização da produção nas próximas safras", finaliza Bronzi.
No Sul de Minas Gerais, a colheita do café também deve começar mais cedo. Porém, o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Rodrigo Naves Paiva alerta que o produtor deve ficar atento ao equilíbrio de maturação em cada lavoura antes de iniciar os trabalhos no campo. "Recomendamos que iniciem a colheita com 70% de frutos cereja e 30% de verde para que os pequenos atinjam um pouco mais de granação e os frutos mais granados não sequem. No entanto, cada cafeicultor, conhecendo sua lavoura, acaba adotando um manejo diferente", afirma.