Cooperativa de cafeicultores de Minas diz que colheita tem boa qualidade
SÃO PAULO (Reuters) - A cooperativa de cafeicultores Cocatrel, com sede no sul de Minas Gerais, informou que a colheita está 80 por cento concluída em sua área e que o café colhido é de boa qualidade devido ao tempo seco, ainda que os grãos sejam um pouco menores do que o habitual.
A Cocatrel, situada em Três Pontas (MG), espera receber 900 mil a 1 milhão de sacas de 60 kg de café arábica nesta temporada, um pouco menos do que as 1 milhão de sacas de 2014, disse o agrônomo Roberto Felicori, em entrevista à Reuters.
Felicori disse que a região espera colher 30 por cento menos
café nesta temporada do que teria produzido se não fosse a seca dos últimos dois anos.
Ele disse que chuvas ainda não atingiram a região de atuação da companhia.
Frentes frias recentes começaram a levar chuvas isoladas nas últimas semanas a toda a região Sudeste. Contudo, precipitações generalizadas necessárias para desencadear a floração para a safra 2016 ainda não atingiram o cinturão do café em Minas Gerais.
"Os grãos que recebemos são de boa qualidade", disse ele, referindo-se ao tempo seco que tem permitido aos produtores secar grãos em terreiros, sem quaisquer problemas com as chuvas que prejudicam a qualidade do café nesse processo.
(Reportagem de Reese Ewing)