Projeto de Lei do Café começa a ser debatido em audiência pública

Publicado em 02/09/2015 11:43

Nesta quinta-feira (3), a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), e a Frente Parlamentar do Café realizam mais um dia de degustação de cafés especiais e de altíssima qualidade na Câmara dos Deputados. A data foi escolhida em função da realização de audiência pública para debater a instituição de uma “Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade”.

Serão oferecidos cafés de excelência, produzidos em diversas origens e preparados, como ‘espressos’ ou filtrados, por experientes baristas, que também apresentarão dicas sobre como obter o melhor da bebida. O serviço será realizado, das 8h30 às 16h, no Hall da Taquigrafia, que é a área de acesso dos gabinetes dos parlamentares ao plenário.

Também na quinta-feira, às 10 horas, a Comissão de Agricultura realiza no Plenário 6, Anexo II da Câmara, uma audiência pública para debater o projeto de Lei 1713/15, que institui o Plano Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. O autor é o Deputado Evair de Melo - PV/ES.

Liderança brasileira

No Brasil, o café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos em toda a cadeia produtiva. De janeiro a julho deste ano, os embarques do setor geraram uma receita de US$ 3,6 bilhões, volume que classifica a atividade como a quinta colocada no ranking de exportações do agronegócio brasileiro. No campo, aproximadamente 90% das 300 mil propriedades cafeeiras são administradas por agricultores familiares, ao passo que, na zona industrial, 83% das torrefações são microempresas e 9% de pequeno porte.

Em 2014, com a colheita de 45 milhões de sacas, o consumo superior a 20 milhões e a exportação de 36,3 milhões de sacas, o Brasil permaneceu na liderança absoluta da produção e da exportação mundiais e ocupou o segundo lugar entre os consumidores (atrás dos EUA).

Tags:

Fonte: Rede Social do Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Com safra de Brasil andando bem, preços voltam a recuar
Café: Mercado tem ajustes negativos, mas preocupação com oferta pode limitar baixas
Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café