Projeto de Lei do Café começa a ser debatido em audiência pública

Publicado em 02/09/2015 11:43

Nesta quinta-feira (3), a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), e a Frente Parlamentar do Café realizam mais um dia de degustação de cafés especiais e de altíssima qualidade na Câmara dos Deputados. A data foi escolhida em função da realização de audiência pública para debater a instituição de uma “Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade”.

Serão oferecidos cafés de excelência, produzidos em diversas origens e preparados, como ‘espressos’ ou filtrados, por experientes baristas, que também apresentarão dicas sobre como obter o melhor da bebida. O serviço será realizado, das 8h30 às 16h, no Hall da Taquigrafia, que é a área de acesso dos gabinetes dos parlamentares ao plenário.

Também na quinta-feira, às 10 horas, a Comissão de Agricultura realiza no Plenário 6, Anexo II da Câmara, uma audiência pública para debater o projeto de Lei 1713/15, que institui o Plano Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. O autor é o Deputado Evair de Melo - PV/ES.

Liderança brasileira

No Brasil, o café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos em toda a cadeia produtiva. De janeiro a julho deste ano, os embarques do setor geraram uma receita de US$ 3,6 bilhões, volume que classifica a atividade como a quinta colocada no ranking de exportações do agronegócio brasileiro. No campo, aproximadamente 90% das 300 mil propriedades cafeeiras são administradas por agricultores familiares, ao passo que, na zona industrial, 83% das torrefações são microempresas e 9% de pequeno porte.

Em 2014, com a colheita de 45 milhões de sacas, o consumo superior a 20 milhões e a exportação de 36,3 milhões de sacas, o Brasil permaneceu na liderança absoluta da produção e da exportação mundiais e ocupou o segundo lugar entre os consumidores (atrás dos EUA).

Tags:

Fonte: Rede Social do Café

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba
Mudança da ICE sobre plano para contratos futuros do café faz preços fecharem a 3ª feira (19) em baixa
Acordo do Brasil com chinesa Luckin deve envolver 4 mi sacas de café, diz Viana, da Apex
Emater-MG recebe grupo da Plataforma Global do Café para debater sobre os indicadores da cafeicultura regenerativa
Cooxupé está entre os lugares incríveis para trabalhar 2024
Mercado cafeeiro passa a trabalhar com preços mistos no início da tarde desta 3ª feira (19)
undefined