Brasil exporta 17,7 milhões de sacas de café no 1º semestre, diz Mapa

Publicado em 24/07/2015 07:41

No período de janeiro a junho de 2015, o Brasil exportou 17,7 milhões de sacas de 60 kg de café, que geraram 3,2 bilhões de dólares de receita na balança comercial, segundo o Informe Estatístico do Café, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo ainda com o Ministério, o Valor Bruto da Produção (VBP) do café estimado para 2015, com base nos dados e informações de junho, corresponderá a R$ 17,97 bilhões.

O Informe Estatístico do Café e o VBP são divulgados mensalmente pelo Mapa. O Informe Estatístico mostra a evolução da cafeicultura brasileira no período de 2004 a 2015 com base em dados da produção, produtividade, consumo, estoques, cotação mensal dos preços de cafés recebidos pelos produtores, principais países importadores, importações brasileiras de cafés, previsão de safra, recursos disponibilizados do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) aos agentes financeiros, entre outras informações relevantes.

E o VBP demostra a evolução do desempenho apurado do faturamento bruto do café no período de 2005 a 2014, com base nos dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para 2015, com base nos preços médios de janeiro a junho, dessas mesmas fontes, o VBP estimado será de R$ 17,97 bilhões.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Tags:

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços