Cooxupé recebe 10% dos cafés previstos para entrada em 2015

Publicado em 14/07/2015 07:43

or Thais Fernandes

Até o dia 3 de julho, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) informou que sua colheita atingiu 21,88% de trabalhos concluídos. O CaféPoint conversou com técnicos da cooperativa para saber mais sobre as etapas e o avanço da colheita deste ano, além da qualidade do café na região.

Segundo a Cooperativa, considerando o início da colheita definido pela data de ocorrência da florada principal, na região de ação da Cooxupé ocorreram de 3 a 4 floradas. Os ciclos da atual colheita seguiram os seguintes rumos:

1ª- Primeiro decêndio de agosto – florada de baixíssima intensidade. Ocorreu predominantemente em ponteiros, em lavouras novas e lavouras podadas;
2ª- Início de setembro –florada de baixa intensidade;
3ª- Final de setembro – florada de média intensidade;
4ª- Final de outubro e início de novembro – na maioria das regiões esta foi a florada de maior intensidade.

De acordo com os técnicos da Cooxupé, em função deste ciclo, quando comparamos com anos anteriores, a maturação dos frutos atrasou entre 20 a 30 dias e, consequentemente, o início da colheita sofreu o mesmo atraso. Desta forma, a colheita efetiva iniciou-se, na maioria das regiões, no mês de junho.

Qualidade
Quanto à influência do clima na qualidade da safra colhida neste ano, a Cooperativa explica que as chuvas que ocorreram nos primeiros 20 dias de junho não prejudicaram o processo de colheita que ainda se encontrava em sua fase inicial.

Mesmo durante os processos de pós-colheita a Cooxupé afirma que “o volume de chuvas não foi suficiente para prejudicar significativamente o processo de secagem ou promover queda excessiva de frutos”.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Tags:

Fonte: CaféPoint

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preocupações com oferta impulsionam mercado e futuros do café acumulam valorização de 11% ao longo da semana
Conheça o grande campeão do Especialíssimo 2024
Conheça quem garantiu o 2° lugar no Especialíssimo 2024
Conheça o terceiro colocado na premiação Especialíssimo 2024
Projeto pioneiro busca promover a descarbonização da cadeia produtiva do café
Café especial de Campestre (MG) é o grande campeão do Especialíssimo 2024
undefined