OIC estima déficit no mercado global de café de pelo menos 8 mi sacas

Publicado em 11/06/2015 17:59

(Reportagem de Nigel Hunt)

LONDRES (Reuters) - A Organização Internacional do Café (OIC) estimou nesta quinta-feira a produção global de café na temporada em 2014/15 em 141,9 milhões de sacas de 60 kg, queda de 3,3 por cento em relação à temporada anterior.

O organismo intergovernamental disse ainda, em uma atualização mensal, estar "confiante de que a safra atual, 2014/15, termine com um significativo déficit de pelo menos 8 milhões de sacas".

A OIC afirmou que é muito cedo para ter uma estimativa global para a produção em 2015/16, embora a previsão seja de queda no Brasil e possível recuperação na Indonésia e no Peru.

"Olhando para 2015/16, os primeiros indícios são de que a produção na Indonésia pode se recuperar um pouco desde que as condições climáticas continuem favoráveis", disse a OIC.

"No entanto, a crescente probabilidade de El Niño pode causar chuvas reduzidas nos próximos meses, o que poderia limitar um crescimento adicional da produção."

A OIC disse que são esperados reforços para combater a ferrugem da folha de café que poderiam levar a uma recuperação na produção do Peru em 2015/16.

O relatório observou, no entanto, que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera que a colheita no Brasil, o maior produtor do mundo, caia 2,3 por cento, para 44,3 milhões de sacas em 2015/16, com uma ligeira recuperação na safra do arábica superada por uma queda na produção de robusta.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços