Café: Lideranças do setor participam de coletiva de imprensa na Femagri 2015

Publicado em 19/03/2015 16:09

Nesta quinta-feira (19) aconteceu a coletiva de imprensa da 14ª  edição da Femagri, que ocorre desde ontem (18) e vai até a próxima sexta-feira (20), em Guaxupé (MG). O encontro ocorreu com parte da diretoria da Cooxupé, cooperativa que organiza o evento, e deputados estaduais que defendem pautas voltadas ao agronegócio, para falar de temas pertinentes à cafeicultura. 

Dentre os assuntos abordados estavam a questão da seca que vem atingindo regiões produtoras de café, alta do dólar e estimativas para a safra brasileira. Também foi abordado temas como a lei que proíbe mão de obra terceirizada, tecnologia voltada para a cafeicultura e impactos da crise econômica no Brasil.

O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, falou sobre a situação  da falta de chuvas, que afetou a safra passada de café e também traz impactos para a atual. Apesar dos volumes de chuvas terem voltado para parte das regiões produtoras, ainda não é possível mensurar os impactos dessa seca de janeiro. Segundo Paulino, as estimativas de quebra realizadas pela Procafé giram em torno de 14%  para a safra passada, que anteriormente estavam de 20%.

Com previsões de diversos órgãos, como Procafé (em parceria com  a CNC) e Conab, a dúvida girou em torno da demora do  impacto no mercado. Paulino justifica a situação como falta de confiabilidade destes órgaos, visto que há divergências entre as previsões, além de se tratar de levantamentos que começaram a ser realizados recentemente. 

A alta do dólar também foi um dos assuntos abordados, que  trouxe alta nos custos de produção, impactando diretamente na compra de insumos agrícolas, que já começa afetar o bolso dos  produtores. 

Também estiveram presentes representantes dos produtores rurais  na política, dentre os Deputados Estaduais, Emidinho Madeira  (PTdoB), Antônio Carlos Arantes (PSDB), Raimundo Nonato  Barcelos (PDT) e Cássio Soares (PSD), que falaram sobre a  importância de pautas voltadas para a cafeicultura.

Tags:

Por: Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Café: Safra é mais rápida, mas rendimento no Brasil preocupa e cotações avançam
Sebrae Minas, Senai e Expocacer assinam parceria que beneficiará cafeicultores do Cerrado Mineiro
Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços