Café: Em sessão volátil, cotações em NY esboçam ligeira reação após meio-pregão desta 6ª feira
As cotações do café arábica operam com alta moderada na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) após o meio-pregão desta sexta-feira (6). Pela manhã, os futuros oscilaram nos dois campos, mas ficaram a maior parte do tempo no negativo com a questão climática e o dólar, mais uma vez, pressionando os preços.
Por volta das 14h15, o vencimento maio/15 anotava 136,15 cents/lb com alta de 110 pontos, o julho/15 tinha 139,25 cents/lb também com valorização de 110 pontos e o contrato setembro/15 registrava 141,90 cents/lb com 95 pontos de avanço.
Segundo informações de agências internacionais, o mercado corrige nesta sexta-feira os patamares de preço ante as recentes quedas. Ainda assim, o dólar continua se falorizando forte ante o real com o momento econômico delicado em que passa o Brasil e as chuvas no cinturão produtivo ainda repercutem entre os operadores.
A moeda norte-americana subiu ontem pelo quarto dia consecutivo e hoje disparou ainda mais chegando a R$ 3,05 após divulgação dos dados de emprego nos Estados Unidos pela manhã. A desvalorização do real ante o dólar encoraja as exportações e adiciona mais produto ao mercado internacional. Os operadores sabendo disso derrubam as cotações para embolsar mais ganhos.
Além disso, o cinturão produtivo continua recebendo chuvas que leva mais umidade aos cafezais. A análise dos operadores é que essas precipitações são suficientes para acabar com os receios de uma nova quebra na safra de café no Brasil, essa hipótese, porém, é discordada pelos cafeicultores que acreditam em mais uma temporada difícil.
Na sessão anterior, o mercado fechou com queda moderada acima de 200 pontos nos principais vencimentos depois da recuperação da quarta-feira (4).