Café: Chuvas seguem na parte norte do cinturão produtivo do Sudeste
Segundo mapas climáticos da Somar Meteorologia, a chuva deve continuar beneficiando lavouras de café em algumas localidades do cinturão produtivo. A parte norte da Região Sudeste deve receber precipitações mais concentradas nos próximos dias, principalmente, na zona da Mata dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Na Bahia também podem haver algumas chuvas isoladas.
Vale ressaltar que boa parte das lavouras do Espírito Santo registram volumes incipientes de chuva há algum tempo e com a baixa umidade nos solos do estado, a produção de café robusta neste ano deve cair em relação a 2014.
No sul de Minas Gerais e extremo norte de São Paulo, importantes áreas produtoras de café arábica, as chuvas diminuem um pouco de intensidade pelo menos até quarta-feira da próxima semana quando voltam em forma de pancadas.
Essas informações climáticas, se repercutirem entre os operadores, podem contribuir para a queda das cotações na Bolsa de Nova York. Na terça-feira (3), os futuros do café arábica despencaram quase 900 pontos com a questão climática, o câmbio e fatores técnicos pressionando os preços que chegaram a atingir o nível mais baixo desde 31 de janeiro de 2014.
» Clique e acompanhe as imagens de cinco satélites em tempo real