Café: Quebra na safra de conilon na região norte do ES deve chegar a 35%
Algumas regiões produtoras de café voltaram a receber chuvas mais volumosas nos últimos dias após um período crítico de seca em 2014 e no início deste ano. Entretanto, as lavouras da variedade no norte capixaba ainda não registraram volumes regulares e a quebra nesta temporada deve chegar a 35%.
De acordo com o diretor do sindicato rural de Jaguaré-ES, Elder Sossai, na semana passada a região chegou a receber precipitações que somam uma média de 100 mm. Entretanto, em algumas cidades a falta de água chega a mais três meses e já provoca o esvaziamento de barragens.
"A crise hídrica também chegou aqui pra gente, a maior parte do pessoal daqui do norte do Espírito Santo já está sem água e as represas que temos estão trabalhando no volume morto", disse o Sossai.
Devido a falta de chuvas, a quebra de café conilon na região deve chegar a 35% e isso, consequentemente, afeta os preços. "Estamos negociando a saca a R$ 275 e R$ 280. A reclamação é geral por parte dos produtores", explica.
Ainda de acordo com o diretor da cooperativa, as condições climáticas adversas geram reflexos sociais visto que a região depende exclusivamente da agricultura, principalmente do café.