Governo do Acre entrega 25 mil mudas de café para produtores

Publicado em 16/01/2015 13:20

O produtor Marcelo Almeida fala com orgulho da plantação de café que tem em sua colônia, a Alto Paraíso, localizada no ramal Campo Novo, em Acrelândia, no Acre. Além da plantação de banana e mandioca, é do café que ele tira a maior parte da renda familiar.

“Eu já estou na quarta safra e não penso em deixar de cultivar café nunca mais, ainda mais recebendo todo o apoio que o governo do estado nos dá”, conta o produtor rural.

Marcelo Almeida é um dos 43 produtores da Associação Aprarucã, de Acrelândia que, nesta sexta-feira, 9, receberam do governo do estado 25 mil mudas clonais de café – tipo de muda de alta precocidade acelerando o processo de colheita de café.

Segundo o secretário de Estado de Agropecuária (Seap) do Acre, José Carlos Reis, o que antes demoraria até dois anos, com essa nova muda poderá já se ter na primeira safra. “A vantagem da muda clonal é a rapidez com que a semente aparece. Esses produtores, que estão recebendo essas mudas hoje, podem contar com a primeira safra para daqui um ano no máximo”, explicou.

Além da doação, o governo do Estado oferece o preparo das áreas para o plantio e assistência técnica especializada. Atualmente, são produzidas 25 sacas por hectare, mas a meta do governo é fazer com sejam produzidas 100 sacas por hectare. Em média cada saca é vendida por R$ 270.

A tradição do plantio do café é incentivada pelo governo em Sena Madureira, Bujari, Manoel Urbano, Feijó, Capixaba e Plácido de Castro, locais onde já existia a plantação. Reis conta que 70% do café comercializado no Acre é comprado fora, mas que com os investimentos e incentivos que o Estado tem feito neste setor, a produção deve fortalecer neste ano. O secretário revela que a meta é zerar essa porcentagem.

“O nosso objetivo é investir 8 milhões de reais na cadeia do café e expandir para a região do Vale do Juruá, aumentando a produção. Além disso, vamos colocar um descascador e um secador para que os produtores tenham condições de valorizar ainda mais o produto”, ressaltou José Carlos Reis.

Tags:

Fonte: Agência de Notícias do Acre

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confirmando volatilidade esperada, bolsas voltam a subir e arábica avança para 240 cents/lbp
Região do Cerrado Mineiro lança campanha inédita para proteger origem autêntica de seu café
Com safra andando bem no Brasil, café abre semana com estabilidade
Café tem semana de ajustes nos preços e pressão da safra brasileira derrubando preços
Café em Prosa #175 - Atenção produtor de café: Certifica Minas pode reduzir 0,5% de juros em linha do Plano Safra
Colheita de café no Brasil avança rapidamente e chega a 74%, diz Safras