Café: Lei que altera contribuição para Pis/Cofins é sancionada

Publicado em 27/03/2012 11:07
Nesta segunda-feira, 26, foi sancionada a lei que  altera o regime tributário da cadeia do café no Brasil. O projeto é resultado de estudos para reduzir ou eliminar a cobrança de impostos, como a incidência da contribuição para o PIS/Pasep e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) no setor de produção e exportação.

O objetivo é incentivar a concorrência entre os produtores e a venda ao exterior de produtos mais elaborados. Com as distorções do modelo anterior, não cumulativo, os produtores transferiam crédito presumido em valor mais reduzido (35% da contribuição de 9,25%) e tinham a utilização do crédito presumido limitado às operações de mercado interno, causando desinteresse nas compras do café de produtores pessoas físicas.

Neste cenário, empresas exportadores eram diretamente beneficiadas diante do direito ao crédito tributário com liquidez garantida nas operações com o mercado.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café seguem voláteis em meio a especulações sobre o tamanho da safra 2025/26
Café: preço do arábica avança no início da tarde desta 3ª feira (14) diante estimativa de queda de 11% na produção de 2025
IBGE estima queda de 6,8% na safra de café 2025 do Brasil
Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início desta 3ª feira (14)
Mercado do café termina sessão desta 2ª feira (13) com movimentações mistas nas bolsas internacionais
Primeiros dias úteis de 2025 registram aumento de mais de 80% na média diária do faturamento de exportação do café torrado
undefined